Ombro de Porco Assado na Panela

Por meses eu esperei. Há duas semanas, minha espera chegou ao fim – o ombro de porco estava de volta ao estoque no supermercado!

Suponho que é assim que funciona uma cadeia de supermercados com desconto – entregar produtos diferentes em um ciclo para que a seção de carnes não fique sobrecarregada (reduzindo assim o desperdício). Isso também oferece variedade em uma loja menor (como a No Frills, onde compro).

Isso funciona para mim – eu recebo variedade sem planejar. A carne de porco era tão barata que comprei dois assados. Eu cozinhei um no fim de semana passado e coloquei o outro no freezer. O assado fez tanto sucesso que fiz anotações cuidadosas para trazer a receita para vocês esta semana.

Quão bom é este assado de panela lenta de ombro de porco?
Durante o jantar, meu parceiro, disse. “Isso é delicioso! Posso ter mais?” Ele tinha comido apenas metade do jantar e estava pedindo segundos! Pontuação para Darren e sua magia de especiaria!

Mas mesmo antes de nos sentarmos para jantar, alguém expressou seu apreço…

Nosso cachorro Reggie, voltando de sua caminhada com Christiaan, correu, em vez disso, ele rasgou o mais rápido que pôde da porta da frente para a cozinha, praticamente derrubando uma cadeira, ofegante e salivando. Ele prontamente se sentou como um cachorro muito bom esperando um tratamento especial! Que diabos?

Durante todo o dia, o pobre cão teve que suportar o delicioso aroma da paleta de porco assada no fogão lento. Estou surpreso que ele não pulou no balcão, remova a tampa e coma (o que ele fez antes quando por engano deixei sua comida para descongelar no balcão)!

Reggie ficou sentado observando enquanto eu removia cuidadosamente o elástico que segurava o assado. Cortei e separei o assado, retirando qualquer pedaço grande de gordura. Misturei todas as sobras na tigela de jantar de Reggie junto com seus hambúrgueres de carne de javali crua. Que cão amado e sortudo!

Como carne de porco desfiada?
O ombro de porco geralmente é mantido junto com uma corda elástica ou malha para evitar que se desfaça e cozinhe uniformemente. O ombro de porco de cozimento lento é o método mais fácil de fazer a clássica carne de porco desfiada. Este assado é macio, suculento e saboroso quando feito. A quantidade de umidade na carne faz com que ela se desfaça facilmente. Você pode cortá-lo, mas é mais fácil quase “descascá-lo” com sua faca e ele se desfará da maneira clássica de carne de porco desfiada.

Notas de culinária
Quando o assado estiver cozido, haverá muito líquido no fundo da panela. Esta será uma mistura da umidade dos vegetais, da maçã, do suco de limão e da própria carne de porco. Haverá também uma certa quantidade de gordura.

Cabe a você se você quiser desfrutar do suco com o assado. Se você vai servir o jantar quando o cozimento lento estiver completo, eu gosto de usar uma escumadeira para levantar os legumes e servi-los no prato. Vou colocar um pouco de carne de porco no prato e depois colocar um pouco do suco sobre a carne e os legumes.

Você pode descartar cerca de metade do líquido se houver muito, mas isso seria um desperdício terrível de suco perfeitamente delicioso e uma adição saborosa a uma sopa. Portanto, não jogue fora – em vez disso, remova o que você não quer e congele até precisar.

Outra opção é escorrer o suco para fazer um molho mais grosso. Coloque os legumes em uma peneira grande ou coador e coloque sobre uma panela para escorrer. Levante delicadamente os legumes do fundo com uma colher de pau para ajudar a coar o líquido. Quando estiver pronto, reduza o líquido em uma panela de ferro fundido ou fundo grosso em fogo médio-alto a alto. Mexa lenta e continuamente. Levará de 5 a 10 minutos para atingir a consistência desejada.

Isso se você quiser ser toda calça chique! Foda-se isso se você não tiver tempo. Apenas sirva esses vegetais com uma escumadeira como eu sugeri acima, sente sua bunda e tente não morder o lábio de prazer, porque seu jantar é tão delicioso!