Atividades de Educação Física para as Aulas

Seja no retorno presencial ou na manutenção do ensino híbrido, a adaptação dos alunos ao novo formato pode ser um desafio, principalmente para o ensino fundamental e os mais novos.

A aula de educação física é de longe a que mais sofre com estes fatores. Por isso, separamos uma lista flexível de sugestões de atividades de educação física, para ensino fundamental e também outras idades. Estas atividades promovem o desenvolvimento psicomotor, saúde, bem-estar e podem ser feitas e adaptadas para as mais diversas situações de aula! Confira nossas dicas.

Comece com um alongamento

Esta é uma atividade de educação física versátil e perfeita para abrir as aulas, pois pode ser feita para todas as idades e tanto em sala de aula, em quadras ou pátios, e através das câmeras nas aulas remotas.

Começar com alongamentos simples das pernas, braços, e coluna é importante não só para prevenir lesões e ajudar em atividades físicas que podem ser feitas mais tarde, como também podem estabelecer um senso de rotina para os alunos e encorajar o hábito saudável.

Aquecimentos

Assim como os alongamentos, atividades de aquecimento de educação física podem ser usadas para preparar os alunos para uma atividade física posterior. Eles são muito importantes principalmente antes da prática de esportes. 

As principais atividades de aquecimento são:

  • Correr sem sair do lugar
  • Polichinelos (Instrua os alunos a saltar, abrindo bem as pernas enquanto juntam os braços acima da cabeça, e depois o reverso.)
  • Abdominais
  • Flexões 
  • Corridas
  • Agachamentos

Fale sobre Nutrição

Esta é uma ótima opção de atividade teórica de educação física. Como as aulas de educação física também são essenciais para a promoção da saúde, falar sobre nutrição é importante. 

A abordagem vai variar com a idade de seus alunos. Aos mais novos, ensine sobre a pirâmide alimentar com exemplos e imagens, também é possível achar várias atividades para imprimir que falam sobre o tema, que não são difíceis de confeccionar, é só colocar uma pirâmide e imagens de alimentos para recortar e colar no lugar certo. Com alunos mais velhos, já se pode introduzir os grupos de nutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos etc) e conduzir atividades como a montagem de dietas.

Higiene e saúde

Outra opção de atividade teórica de educação física, os últimos anos mostraram que é sempre bom ensinar sobre higiene para crianças, promovendo seu bem estar. 

As opções são muito diversas, sobre como lavar as mãos para prevenir doenças, higiene dental, prevenção de odores e outros. Há vários vídeos sobre o tema feitos para estudantes de todas as idades. Por conta disso, falar sobre higiene é uma boa opção se você está procurando atividades de educação física em sala de aula.

Jogos e brincadeiras

A aula mais comum e muito esperada para os alunos é poder extravasar as energias. Poder sair e brincar é o motivo desta aula ser a favorita de muitos alunos.

Como professores, é bom ter estratégia para estas aulas, trazer uma variedade de esportes como vôlei, basquete, ginástica, futebol, handebol e queimada, mas também trazer jogos para alunos com diferentes habilidades. 

Fazer pequenas gincanas com sua sala é uma ótima maneira de garantir uma competição saudável e cooperação entre os alunos. Faça uma diversidade de atividades de atletismo, circuitos, jogos como cabo-de-guerra, outros esportes e até mesmo deixe que seus alunos façam sugestões. O importante é que todos possam fazer algo que gostem e tentar coisas novas!